A Fratelli Vita foi uma empresa brasileira de refrigerantes e cristais. Fundada em 1902, fabricou os melhores e mais luxuosos cristais já produzidos no Brasil até sua venda, sessenta anos mais tarde. Foi criada em sociedade pelos irmãos Giuseppe e Francesco Vita.
A empresa iniciou-se após a chegada dos irmãos da Itália, no final do século XIX, a Salvador. Giuseppe Vita possuía treze anos de idade quando começou a fabricar licores e vinhos. Em seguida, a nascente companhia produziu refrigerantes, com sabores como cereja, guaraná, ameixa, limão, maçã e pêra.
Quando, durante a Primeira Guerra Mundial, a importação das garrafas para suas bebidas foi dificultada, a Fratelli Vita passou a produzir seus próprios engradados.
Foi assim que se iniciou a produção de cristais, tendo as primeiras peças sido produzidas em 1920. Suas mais marcantes características eram brilho, transparência, cores, desenhos delicados e o timbre de seus sons. Dentre os produtos, destacavam-se taças, copos, compoteiras, e jarros, todos fabricados manualmente.
Na década de 1970, a Brahma comprou, juntamente com outros bens e imóveis da empresa, a marca Fratelli Vita, hoje utilizada, por exemplo, em uma marca de água mineral fabricada pela Ambev.
Os Vita mantiveram na família, no entanto, uma das maiores coleções particulares de cristais do Brasil.
Na década de 2000, reiniciou a produção de cristais da Fratelli Vita, em primeiros momentos destinados a exposições, já que a marca foi comprada pela Brahma somente para a produção de bebidas estando a grife liberada para o uso em cristais.
Com membros da família espalhados pelo mundo inteiro, somos uma pequena parte dela que atua no ramo imobiliário, sempre mantendo a credibilidade, não deixando de lado nossas raízes.